Denúncia contra Jair Bolsonaro está finalizada e será apresentada nos próximos dias, segundo colunista

Foto: Isac Nóbrega/PR


A denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está finalizada e deverá ser apresentada nos próximos dias, com a expectativa de que isso aconteça antes do Carnaval, conforme informações divulgadas pela colunista Mônica Bergamo, da BandNews FM. A acusação, de acordo com fontes próximas à Procuradoria-Geral da República (PGR), incluirá alegações de que Bolsonaro foi o líder de uma organização criminosa que tentou realizar um golpe de Estado no Brasil.

Segundo o procurador-geral da República, Paulo Gonet, a denúncia será apresentada em etapas, com a primeira fase tratando da acusação de que o ex-presidente teria promovido, constituído ou financiado a referida organização criminosa. Essa denúncia será embasada por documentos e depoimentos coletados durante as investigações, que apontam a suposta participação de Bolsonaro em um esquema destinado a desestabilizar o governo e instaurar um regime antidemocrático no país.

O ex-presidente, que já foi indiciado pela Polícia Federal em três artigos diferentes de lei, poderá enfrentar penas severas. Ele é acusado de tentar depor o governo legitimamente constituído, por meio de violência ou grave ameaça, e de agir para abolir o Estado Democrático de Direito. Caso as acusações sejam confirmadas, Bolsonaro poderá ser punido com penas que variam de três a 28 anos de prisão, dependendo da dosimetria da pena que for aplicada pela Justiça.

Esse processo se insere no contexto das investigações sobre os atos de 8 de janeiro, quando apoiadores de Bolsonaro invadiram os três Poderes da República em Brasília, tentando depor o governo de Luiz Inácio Lula da Silva. A acusação de envolvimento de Bolsonaro em uma tentativa de golpe de Estado é uma das mais graves e tem gerado grande repercussão no cenário político e jurídico brasileiro.

A expectativa é de que a denúncia seja formalmente apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF) em breve, dando início a um novo capítulo no processo judicial envolvendo o ex-presidente, que segue respondendo por diversas acusações relacionadas aos eventos pós-eleitorais.

PBAlerta

Postagem Anterior Próxima Postagem