DA REDAÇÃO – Na manhã desta sexta-feira (7), durante evento em alusão ao Dia Internacional da Mulher, o governador João Azevêdo (PSB) anunciou a criação de 20 novos Centros de Referência da Mulher em várias regiões da Paraíba. Desses, seis serão implantados no Sertão, ampliando a rede de acolhimento e apoio às mulheres que enfrentam situações de violência.
As cidades contempladas com os novos centros são João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita, Alhandra, Conde, Manaíra, Pedro Régis, Itabaiana, Sapé, Solânea, Queimadas, Soledade, Pucuí, Monteiro, Princesa Isabel, Itaporanga, São Bento, Pombal, Sousa e Triunfo. A iniciativa visa proporcionar um local de acolhimento mais acessível para as mulheres, oferecendo apoio imediato antes que busquem, eventualmente, uma delegacia.
“Esses Centros terão a função de ser o primeiro lugar de acolhimento, porque nem sempre uma mulher, no primeiro gesto de violência, procura uma delegacia, mas um Centro é muito mais fácil", explicou o governador João Azevêdo, ressaltando a importância de oferecer alternativas de apoio rápido e direto para as vítimas.
O evento, realizado no Teatro Paulo Pontes, em João Pessoa, teve como foco o fortalecimento das políticas públicas de proteção, empoderamento e inclusão das mulheres da Paraíba. Além do anúncio dos Centros de Referência, o governador também destacou outras ações importantes voltadas para o combate à violência de gênero e a promoção dos direitos das mulheres, como a expansão do Programa Integrado Patrulha Maria da Penha para Patos e região.
João Azevêdo ainda anunciou o lançamento do Edital Prefeitura Parceira das Mulheres 2025, que visa atender especialmente mulheres com deficiência, e a implantação do Comitê Gestor do Pacto Estadual de Prevenção aos Feminicídios, ações que visam a prevenção e combate à violência contra a mulher no estado.
Com essas medidas, o governo reforça seu compromisso em criar uma rede de apoio cada vez mais acessível e eficaz para as mulheres paraibanas, proporcionando mais segurança, acolhimento e oportunidades de empoderamento. O evento de hoje simboliza mais um passo importante no fortalecimento das políticas públicas voltadas à proteção e inclusão das mulheres na Paraíba.
PBAlerta