DA REDAÇÃO — Com a chegada da Semana Santa, as tradições religiosas e culturais ganham ainda mais força no município de Bernardino Batista, localizado no alto sertão paraibano. Entre essas tradições, uma iniciativa chama atenção e se mantém viva há anos graças ao empenho do vereador Gilberto Egídio.
Fiel às raízes e aos costumes de sua terra, o parlamentar intensificou neste período a já conhecida entrega dos tradicionais pacotes contendo vinho e rosca — elementos simbólicos que fazem parte das práticas religiosas da região e remontam a antigas tradições dos descendentes da terra do Cajú.
De forma simples, mas carregada de significado, Gilberto Egídio percorre as ruas da cidade e faz questão de entregar pessoalmente os kits às famílias. Para ele, mais do que o valor simbólico do jejum, o importante é o gesto de lembrar e ser lembrado.
“Não é pela quantidade ou pelo valor simbólico que é o jejum, mas sobretudo pela lembrança que as pessoas se alegram em receber e serem lembradas. De qualquer forma, faz bem ao coração”, afirmou o vereador, emocionado com a receptividade dos moradores.
A ação tem ainda um caráter social e afetivo. Além da entrega, Gilberto aproveita o momento para reencontrar amigos, renovar laços e oferecer seu característico abraço fraterno, algo que já virou marca registrada de sua atuação política e comunitária.
Em tempos de reclusão e reflexão como os da Semana Santa, atitudes como essa fortalecem a fé, a solidariedade e o sentimento de pertencimento da população batistense.
PBAlerta