![]() |
Foto: Reprodução/Rede Social |
DA REDAÇÃO — O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), está avaliando lançar sua candidatura ao Governo da Paraíba nas eleições de 2026. A informação foi divulgada pelo colunista Paulo Capelli, do portal Metrópoles, e reforça a presença do parlamentar como um dos principais nomes para a sucessão estadual.
Filiado ao Republicanos — partido que comanda atualmente a Assembleia Legislativa da Paraíba e possui a maior bancada da Casa, com 8 dos 36 deputados estaduais —, Motta tem ampliado sua influência política em nível estadual e nacional. Em 2022, foi um dos principais articuladores da reeleição do governador João Azevêdo (PSB), com forte atuação no interior do estado, após o chefe do Executivo estadual ter sido derrotado nos dois maiores colégios eleitorais: João Pessoa e Campina Grande.
Além da força no Legislativo, o Republicanos também se destaca na política municipal paraibana, com 50 prefeitos, 48 vice-prefeitos e 492 vereadores eleitos, o que pode oferecer uma base robusta para uma possível candidatura de Motta ao Palácio da Redenção.
Outro nome que já sinalizou interesse na disputa é o senador Efraim Filho (União Brasil), atual presidente da Comissão Mista de Orçamento no Congresso Nacional. Apesar da pré-candidatura, Efraim deixou em aberto a possibilidade de abrir mão da corrida estadual em favor de Hugo Motta. “Hugo me apoiou ao Senado em 2022”, declarou o senador, sugerindo reciprocidade política.
Com o cenário ainda em formação, a possível entrada de Hugo Motta na disputa pode redefinir alianças e intensificar a movimentação nos bastidores da política paraibana.
PBAlerta