O Portal de Notícias da Paraíba

Sexta-feira, 24 de Maio de 2024
Após repercussão negativa, Hugo Motta anuncia que vai retirar projeto que autorizava bancos a confiscar contas e FGTS

Política

Após repercussão negativa, Hugo Motta anuncia que vai retirar projeto que autorizava bancos a confiscar contas e FGTS

O PLC de Hugo Motta previa, entre outros pontos bancos a usarem automaticamente o saldo de clientes em caso de não pagamento de dívidas de empréstimos, após 30 dias do vencimento.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) anunciou na noite de ontem (09) que em meio a toda polêmica do projeto de lei complementar 40/24 ele vai retirar o mesmo da pauta do Congresso Nacional.

O PLC previa, entre outros pontos bancos a usarem automaticamente o saldo de clientes em caso de não pagamento de dívidas de empréstimos, após 30 dias do vencimento.

O Projeto de Lei Complementar 40/24 permitia ainda usar até 10% do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como garantia para limite do crédito de empréstimo consignado.

Publicidade

Leia Também:

O valor usado como garantia seria bloqueado e permaneceria inacessível enquanto o crédito estiver ativo. Em caso de não pagamento da dívida, o banco poderia, segundo constava no proejto, solicitar a transferência do FGTS para cobrir o saldo devedor.

Conforme apurou o ClickPB, em vídeo publicado nas redes sociais, Hugo afirmou que o projeto tinha como objetivo “fazer com que o trabalhador e a trabalhadora de nosso país pudesse acessar mais facilmnte o crédito das nossas instituições bancárias”.

“Todas essas autorizações, e esses empréstimos, só eriam feitos com expressa autorização do trabalhador”, disse. Hugo também declarou que falar em confisco era “fake news”.

“Trouxemos no nosso projeto de lei, a condição de estimular a competitividade entre os bancos, trazendo para o trabalhador o direito dele escolher aonde ele quer a sua conta bancária. Ao final, podemos ter alémdisso a redução na taxa de juros desses empréstimos que são tão importantes pars ajudar na redução de problemas das famílias brasileiras. Todas essas autorizações, e esses empréstimos, só eriam feitos com expressa autorização do trabalhador. Falar em confisco não é verdade, falar em confisco é fake news”, expressou o paraibano.

Comentários:
PB Alerta

Publicado por:

PB Alerta

O jornalismo PB Alerta é reconhecido por estar presente na cobertura dos principais fatos policiais da Paraíba. Historicamente, o PB Alerta sempre defende a Liberdade de Imprensa, a Liberdade de Expressão e a pluralidade de ideias.

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!