PBAlerta - Informação urgente, precisa e real.

Sabado, 08 de Novembro de 2025

Notícias/Policial

POLÍCIA CIVIL DEFLAGRA DUAS GRANDES OPERAÇÕES CONTRA FACÇÕES CRIMINOSAS NA PARAÍBA

Mais de 60 mandados são cumpridos em oito cidades; líderes da Nova Okaida estão entre os alvos

POLÍCIA CIVIL DEFLAGRA DUAS GRANDES OPERAÇÕES CONTRA FACÇÕES CRIMINOSAS NA PARAÍBA
Foto: Reprodução
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Membros de facções criminosas que atuam na Paraíba foram alvos de duas grandes operações deflagradas pela Polícia Civil, na manhã desta quarta-feira (5), em pelo menos oito cidades do estado. As ações, denominadas “Levitã” e “Libertas”, resultaram no cumprimento de mais de 60 ordens judiciais, entre mandados de prisão e busca e apreensão.

De acordo com a Polícia Civil, as operações ocorreram de forma simultânea porque um dos investigados era alvo comum das duas investigações. O homem é apontado como líder da facção Nova Okaida nas cidades de Cubati e São Vicente do Seridó, além de ser suspeito de comandar diversos homicídios na região do Curimataú paraibano.

Operação Levitã

A operação Levitã teve como objetivo desarticular núcleos da facção Nova Okaida e cumprir 30 mandados de prisão preventiva e 31 de busca e apreensão na Paraíba, além de mandados nos estados do Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro.

Publicidade

Leia Também:

Segundo a Polícia Civil, 12 dos investigados já estavam presos, mas continuavam atuando no comando da facção a partir do sistema penitenciário, utilizando aparelhos celulares para manter contato com comparsas e ordenar crimes.

Entre os principais alvos estão:

  • Um dos presidentes da Nova Okaida, que já estava detido, mas continuará respondendo por novos crimes;

  • Um conselheiro da facção, foragido, apontado como líder na zona leste de Campina Grande;

  • Diversos “linhas de frente” que comandavam atividades criminosas em cidades do Curimataú e em comunidades de Campina Grande.

Durante a investigação, a polícia identificou a atuação de fornecedores de armas no Rio Grande do Norte, responsáveis por vender armamentos para os membros da Nova Okaida na Paraíba. Entre o material apreendido em fases anteriores está uma submetralhadora calibre 9mm, fabricada em impressora 3D, encontrada em março deste ano em Nova Floresta, durante uma ação conjunta das Polícias Civil e Militar.

Operação Libertas

Já a operação Libertas teve como foco a prisão de integrantes da facção envolvidos em um homicídio ocorrido em 21 de abril, na Paraíba. Segundo as investigações, a vítima era membro do próprio grupo e foi executada por ordem da facção, em um episódio de retaliação interna.

Os investigados são apontados como integrantes de uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas, assaltos e homicídios.

Um dos alvos chamou atenção dos investigadores: um ex-guarda municipal, que havia perdido o cargo em 2022 após ser condenado por assalto a banco, mas foi recontratado em 2025 pelo município, sob a justificativa de “excepcional interesse público”. Ele chegou a receber mais de R$ 10 mil em remuneração, segundo apuração da Polícia Civil.


As duas operações contaram com o apoio de diversas unidades da Polícia Civil e Militar da Paraíba, além de forças de segurança de outros estados. As autoridades afirmam que as ações representam um duro golpe contra a estrutura da Nova Okaida e demonstram o comprometimento no combate ao crime organizado na região.

“O objetivo é desarticular as lideranças que insistem em comandar o crime de dentro e fora dos presídios. A mensagem é clara: não há espaço para a impunidade”, afirmou um dos delegados responsáveis pelas operações.

FONTE/CRÉDITOS: PBAlerta
Comentários:
Portal PB Alerta

Publicado por:

Portal PB Alerta

O Portal de Notícias do Sertão da Paraíba

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!