PBAlerta - Informação urgente, precisa e real.

Sabado, 08 de Novembro de 2025

Notícias/Geral

Prefeito de Marizópolis é denunciado por abandono de cargo após viagem aos EUA — Vereador pede cassação do mandato

De acordo com a denúncia, o prefeito teria deixado o território de Marizópolis entre os dias 15 e 31 de outubro de 2025, totalizando 16 dias consecutivos fora da cidade.

Prefeito de Marizópolis é denunciado por abandono de cargo após viagem aos EUA — Vereador pede cassação do mandato
Foto: Reprodução
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Um pedido de cassação do mandato do prefeito de Marizópolis, Lucas Gonçalves Braga, foi protocolado na Câmara Municipal pelo vereador Carlos José de Sousa, que acusa o gestor de infração político-administrativa por ter se ausentado do município sem autorização legislativa.

De acordo com a denúncia, o prefeito teria deixado o território de Marizópolis entre os dias 15 e 31 de outubro de 2025, totalizando 16 dias consecutivos fora da cidade — ultrapassando o limite de 15 dias previsto pela Lei Orgânica Municipal, sem prévia licença da Câmara.

O documento aponta que o prefeito viajou aos Estados Unidos, em caráter pessoal e recreativo, permanecendo no exterior durante o período citado. A acusação cita, inclusive, um vídeo e uma entrevista do próprio prefeito, divulgada em 1º de novembro, confirmando o retorno ao município.

Publicidade

Leia Também:

Segundo o vereador denunciante, a ausência do prefeito não foi comunicada oficialmente e nenhum ato de delegação de funções foi emitido para o vice-prefeito ou outro representante legal. O parlamentar afirma que a conduta configura abandono de função pública e violação do dever de continuidade administrativa, o que deixaria a gestão municipal “desassistida e sem comando político legítimo”.

A denúncia também menciona que, durante o período em que o prefeito esteve fora, foram divulgadas nas redes sociais publicações oficiais simulando atividades administrativas, o que, segundo o texto, teria a intenção de “ludibriar a população e o Poder Legislativo”, afrontando os princípios da transparência e moralidade pública previstos no artigo 37 da Constituição Federal.

Com base no Decreto-Lei nº 201/1967, o pedido destaca que ausentar-se do município por tempo superior ao permitido, sem autorização da Câmara, é passível de cassação do mandato.

A denúncia agora deve ser analisada pela Mesa Diretora da Câmara Municipal de Marizópolis, que decidirá sobre o recebimento e abertura de processo político-administrativo contra o prefeito Lucas Braga.

O Portal PBAlerta informa que o espaço permanece aberto para que o prefeito Lucas Gonçalves Braga possa se pronunciar ou apresentar sua versão dos fatos.

FONTE/CRÉDITOS: PBAlerta
Comentários:
Portal PB Alerta

Publicado por:

Portal PB Alerta

O Portal de Notícias do Sertão da Paraíba

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!