Com população estimada em 67,3 mil habitantes, Sousa, no Sertão paraibano, segue consolidando sua posição como destaque econômico da região. Segundo dados da plataforma Caravela Dados e Estatísticas, o município apresentou um crescimento de 8,3% no Produto Interno Bruto (PIB) em 2024, superando Cajazeiras, cidade vizinha e de porte semelhante, que cresceu 4,5% no mesmo período.
O PIB total de Sousa alcançou R$ 1,3 bilhão, com PIB per capita de R$ 18,8 mil. Já o número de empregos formais chega a 10,6 mil. De janeiro a maio de 2025, foram registradas 1,3 mil admissões e 1,3 mil desligamentos, resultando em um saldo positivo de 63 novos postos de trabalho. Apesar de levemente inferior ao saldo do ano passado (68), Sousa teve o melhor desempenho absoluto na microrregião.
Quando analisado proporcionalmente ao tamanho da população, o município aparece como o 2º que mais cresce na região.

No setor empresarial, Sousa também mostra dinamismo. De janeiro a junho de 2025, 84 novas empresas foram abertas, quatro delas com atuação pela internet. Em junho, foram registradas 15 novas empresas — uma a menos que no mês anterior. Em 2024, o total de novas empresas foi de 154.
Na comparação regional, Sousa integra o grupo de cidades com maior movimentação econômica, junto a Cajazeiras, São João do Rio do Peixe, Uiraúna e São José de Piranhas, responsáveis por 85,5% das 249 empresas abertas na região neste ano.
Além disso, Sousa é a 3ª cidade da Paraíba com maior número de motos per capita e a 5ª com mais veículos por habitante, com taxa de 1 veículo por pessoa, revelando um padrão elevado de motorização.

De 2006 a 2021, o município teve o melhor desempenho de crescimento do PIB na região intermediária, com avanço nominal de 140% em 10 anos e 25,8% nos últimos cinco anos.
Apesar do bom desempenho em geração de empregos e abertura de empresas, Sousa ainda enfrenta o desafio do baixo potencial de consumo, o que pode limitar o avanço do varejo e de investimentos mais robustos no setor de comércio.

Comentários: