O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), vai se reunir com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, na tarde desta segunda-feira (10), para discutir o avanço de medidas de combate ao crime organizado no Brasil.
De acordo com a agenda divulgada pela Suprema Corte, o encontro será realizado às 17h, no gabinete do ministro, e terá como tema central os desafios da segurança pública, com destaque para o Marco do Crime Organizado — Projeto de Lei 5582/2025, atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados.
A presença de Hugo Motta na reunião reforça o empenho do Congresso Nacional em alinhar a legislação às demandas do Poder Judiciário, visando aprimorar as estratégias de enfrentamento às facções criminosas que atuam em diferentes regiões do país.
Antes do encontro com o presidente da Câmara, Alexandre de Moraes participará de uma outra reunião, às 16h, com o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e procuradores-gerais de Justiça. Essa primeira conversa deve tratar da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 635, conhecida como ADPF das Favelas, que discute a atuação das forças de segurança em comunidades do Rio de Janeiro.
Nos dois encontros, o foco será o mesmo: fortalecer a cooperação institucional entre os poderes e órgãos de controle para aprimorar as ações de combate ao crime organizado e à violência no país.

Comentários: