O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu, nesta terça-feira (18), a situação de emergência em 12 cidades afetadas por desastres naturais em cinco estados brasileiros. A medida permite que as prefeituras solicitem apoio federal para ações de resposta e assistência à população.
De acordo com a Defesa Civil Nacional, a Paraíba concentra a maior parte dos municípios afetados. Estão em situação de emergência por estiagem os municípios de Alcantil, Bananeiras, Barra de São Miguel, Cachoeira dos Índios e Jericó. Com esse novo reconhecimento, o estado soma 97 municípios em emergência — 96 por estiagem e um por chuvas intensas.
Com o decreto, os municípios atingidos podem acessar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, incluindo a compra de cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório, entre outros itens essenciais. A medida busca garantir assistência rápida às famílias prejudicadas e fortalecer a capacidade local de enfrentamento aos desastres.

Comentários: