O município de Bernardino Batista, no Sertão da Paraíba, teve situação de emergência reconhecida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional. A medida, publicada nesta sexta-feira (25) no Diário Oficial da União, é uma resposta ao prolongado período de estiagem que afeta diversas regiões do estado.
Com o reconhecimento federal, a Prefeitura de Bernardino Batista agora está apta a solicitar recursos para ações emergenciais, como aquisição de cestas básicas, água potável, kits de limpeza e higiene pessoal, além de apoio logístico para atender a população atingida.
A estiagem, marcada pela drástica redução das chuvas, tem comprometido o abastecimento de água para consumo humano, atividades agrícolas e a criação de animais. A realidade atinge com mais força as comunidades rurais, que dependem diretamente das condições climáticas para sua subsistência.
O acesso aos recursos se dá por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Após o envio de um plano de trabalho pela gestão municipal, a Defesa Civil Nacional avalia as necessidades e, se aprovadas, os recursos são liberados por nova portaria no Diário Oficial da União.
Além de Bernardino Batista, os municípios de Lastro e Solânea também tiveram a situação de emergência reconhecida.

Comentários: