Uma pesquisa de opinião pública divulgada na noite desta quinta-feira (23) pelo Portal MaisPB e pelo programa Hora H, da Rede Mais, revela que o primeiro ano de mandato do prefeito de Sousa, no Sertão da Paraíba, Helder Carvalho (PSB), é aprovado por 67,2% dos eleitores do município. O levantamento foi realizado pelo instituto Opinião Pesquisas.
De acordo com os dados, 20,5% dos entrevistados afirmaram reprovar a forma como o gestor administra a cidade, enquanto 12,3% não souberam ou preferiram não responder.
Helder Carvalho foi eleito em outubro do ano passado com 59,31% dos votos válidos e assumiu a Prefeitura sucedendo o ex-prefeito e aliado político Fábio Tyrone, ambos filiados ao PSB.
Prefeito é considerado “trabalhador” por 74,7%
O levantamento também avaliou a percepção dos eleitores sobre o perfil do gestor. Para 74,7% dos entrevistados, Helder Carvalho é um prefeito “trabalhador”. Já 10,5% discordam dessa avaliação, enquanto 14,8% não souberam ou não responderam.
Quando questionados sobre a imagem pessoal do prefeito, 71,2% dos eleitores afirmaram gostar de Helder Carvalho. Em contrapartida, 9,5% disseram não gostar do gestor e 19,3% não opinaram.
Sobre a avaliação geral da administração, a pesquisa mostra que 22,4% dos entrevistados classificam a gestão como ótima, enquanto 25,5% consideram boa. Outros 32,5% avaliam o governo municipal como regular.
Já 4,8% consideram a administração ruim e 9,5% a classificam como péssima. Um total de 5,3% não soube ou não quis responder.
A pesquisa também mediu o grau de confiança da população em relação ao futuro da gestão. Para 55,2% dos entrevistados, Helder Carvalho fará uma boa administração até o final do mandato. Por outro lado, 15,3% disseram não confiar. Outros 24% responderam “depende” ou “talvez”, e 5,5% não opinaram.
A pesquisa foi realizada nos dias 17 e 18 de dezembro de 2025, no município de Sousa, e ouviu 400 eleitores, tanto da zona urbana quanto da zona rural. O levantamento possui intervalo de confiança de 90% e margem de erro máxima de 4,1 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Na zona urbana, as entrevistas foram realizadas em diversos bairros da cidade, incluindo Centro, Jardim Brasília, Frei Damião, Várzea da Cruz, Mutirão, Angelim, Raquel Gadelha, entre outros. Já na zona rural, foram contempladas comunidades como São Gonçalo, Curral Velho, Mãe D’água, Malhada da Pedra, Lagoa das Estrelas e Núcleo I, II e III, além de outras localidades.

Comentários: