Sousa (PB) – Um dos maiores eventos do agronegócio do interior paraibano, a Expo Sousa chega à sua terceira edição com a expectativa de movimentar mais de R$ 50 milhões em negócios. Realizada no Haras Cartaxo (Parque Genésio Araújo), no município de Sousa, o evento teve início na quarta-feira (16) e segue até o domingo (20), reunindo mais de 120 expositores e milhares de visitantes.
A feira tem se consolidado como um importante ponto de encontro para produtores rurais, empresários, técnicos e autoridades. Durante a solenidade de abertura simbólica, realizada na quinta-feira (17), o diretor técnico do Sebrae/PB, Lucélio Cartaxo, destacou o papel estratégico da feira para o desenvolvimento regional.
“A Expo Sousa hoje é uma referência não apenas para o estado da Paraíba, mas para todo o Nordeste. São vários expositores que participam divulgando seus produtos, e isso é bom porque gera emprego, gera renda e fortalece o ambiente da economia”, afirmou Cartaxo.
Publicidade
A programação contempla uma série de atividades voltadas para a inovação no campo, como exposição de animais de alta genética, máquinas e veículos agrícolas, palestras técnicas, torneio leiteiro, oficinas práticas e demonstrações tecnológicas. O objetivo é fomentar o conhecimento e promover a modernização das práticas agropecuárias.
Segundo Thiago Cartaxo, proprietário do Haras Cartaxo, a evolução da feira está diretamente ligada às parcerias institucionais.
“Sem essas parcerias, a gente estaria no mesmo lugar. Então, a cada ano que passa, o objetivo é fortalecer essa relação com os parceiros, e o Sebrae é um deles. Eu acredito muito naquilo que a gente investe, então todo ano existe o pensamento de inovar e estamos trazendo cada vez mais atrativos para o evento”, declarou.
Além de representantes do Sebrae, estiveram presentes na abertura o superintendente do Senar/PB, Sérgio Martins; o superintendente do Banco do Nordeste, Rudrigo Araújo; o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Sousa, Tiburtino Cartaxo; e outras autoridades locais.
Camila Nóbrega, gerente regional do Sebrae/PB em Sousa, comemorou o crescimento do evento, que saltou de 80 expositores em 2024 para mais de 120 nesta edição.
“Tivemos no ano passado uma feira muito robusta, com muita tecnologia, sustentabilidade e trazendo para o homem do campo o que existe de mais novo no segmento do agro. E este ano conseguimos superar todas as expectativas”, afirmou.
A Expo Sousa 2025 também abriga o seminário “Juntos pelo Agro”, promovido pelo sistema Faepa/Senar, com foco na capacitação e qualificação de produtores rurais. Outros destaques incluem o 2º Encontro Regional de Produtores Rurais e o 2º Encontro de Mulheres Empreendedoras, reforçando o compromisso com a inclusão e o fortalecimento de redes de cooperação.
Organizada pelo Sebrae/PB e pela Associação dos Criadores de Gado do Alto Sertão Paraibano (ACGASP), a feira conta ainda com o apoio do sistema Faepa/Senar, Banco do Nordeste, Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Sousa, Haras Cartaxo e Nelore Nordeste. O acesso é gratuito e o funcionamento acontece das 17h às 23h.

Comentários: