A cidade de Uiraúna, no Sertão da Paraíba, a 473 km de João Pessoa, terá mudanças no comando da 2ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar. O anúncio foi feito pela Polícia Militar da Paraíba e publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (30).
O tenente-coronel Roberto Zanata, que vinha comandando a unidade, deixa a função após um trabalho que resultou em expressiva redução da criminalidade no município e na região. Em 2022 e 2023, Uiraúna figurava entre os municípios mais violentos da Paraíba, ultrapassando inclusive Santa Rita em número de homicídios, com 16 registros. Já em 2025, sob sua gestão, a cidade registrou apenas dois assassinatos, reflexo de um trabalho ostensivo e integrado das guarnições locais, como Rádio Patrulha, Força Tática, CPU e Rotam.
Quem assume o comando da 2ª CIA é o major Elton Batista da Silva, oficial que estava lotado no 14º BPM, em Sousa, e agora passa a integrar o 6º BPM, sediado em Cajazeiras, com a missão de coordenar o policiamento em Uiraúna, Poço Dantas, Joca Claudino, Bernardino Batista, Poço de José de Moura e Triunfo.
Trajetória militar
Natural de Cabedelo-PB, o major Elton residiu em João Pessoa, onde iniciou sua trajetória acadêmica cursando Biologia na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em 2004, foi aprovado no Curso de Formação de Oficiais (CFO) e ingressou na Academia de Polícia Militar do Cabo Branco, concluindo o bacharelado em Segurança Pública.
Declarado aspirante a oficial em 2006, iniciou sua atuação no 6º BPM, em Cajazeiras. Dois anos depois, foi transferido para o 14º BPM, em Sousa, onde exerceu funções estratégicas e foi promovido a 1º tenente por antiguidade em 2009. Em 2012, foi transferido para o Batalhão de Operações Especiais (BOPE), onde comandou a 6ª Companhia, com sede em Patos e abrangência nos municípios de Patos, Sousa e Cajazeiras.
Em sua carreira, o oficial também já comandou a 2ª Companhia do 14º BPM e exerceu funções no 6º BPM em Cajazeiras, alcançando o posto de capitão e permanecendo desde 2015 no 14º BPM de Sousa.
Formação e reconhecimentos
Além da carreira militar, o major Elton Batista possui ampla formação acadêmica. É bacharel em Segurança Pública pela UFPB, bacharel em Direito pela UFCG e especialista em Direito Previdenciário pelas FIP. Também realizou cursos de capacitação em Direitos Humanos, técnicas policiais, proteção pessoal e uso de dispositivos de controle elétrico.
Suas contribuições já foram reconhecidas com diversas condecorações, entre elas a Medalha de Serviços Distintos, a Medalha de Serviço Policial 10 Anos, além de várias láureas e elogios da corporação. Em 2020, recebeu da Câmara Municipal de Sousa o Título de Cidadão Sousense, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à “Cidade Sorriso”.
Desafios em Uiraúna
Agora à frente da 2ª Companhia do 6º BPM, o major Elton Batista terá a missão de dar continuidade ao trabalho que garantiu estabilidade e segurança em Uiraúna, reforçando o combate ao crime organizado e preservando a tranquilidade da região.
Comentários: