O primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol em Patos, na Paraíba, foi registrado neste domingo (5). A informação foi divulgada em primeira mão pelo jornalista Pabhlo Rhuan, após a entrada de um paciente na UPA Dr. Otávio Pires de Lacerda, mais conhecida como UPA do Campo da Liga, com sintomas compatíveis com o consumo de bebida adulterada.
De acordo com informações apuradas, o paciente relatou ter ingerido uma bebida alcoólica do tipo “vodka” e apresentou, poucas horas depois, dores abdominais intensas, vômitos e visão turva. Diante do quadro, a equipe da UPA iniciou imediatamente o protocolo de atendimento para casos suspeitos de intoxicação por metanol e notificou a Vigilância Sanitária Municipal.
Nota complementar da direção da UPA
A direção da UPA Dr. Otávio Pires vem a público complementar as informações sobre o caso suspeito de intoxicação por metanol registrado na unidade.
Após o atendimento do paciente, que relatou ter ingerido uma bebida alcoólica tipo “vodka” no município de Patos e informado que um amigo estaria internado em estado grave no Estado de Pernambuco, a equipe da UPA adotou todas as condutas clínicas e notificou a Vigilância Sanitária Municipal.
Em seguida, a Vigilância em saúde do município, em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde, realizou investigação articulada com a Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco. Após a apuração, foi verificado que não existe registro de nenhum paciente com as características mencionadas pelo indivíduo atendido na UPA em unidades de saúde de Pernambuco.
O paciente que deu entrada na UPA Dr. Otávio Pires encontra-se agora no hospital regional de Patos, para cuidados necessários e continuidade da investigação.
O paciente foi transferido para o Hospital Regional de Patos, onde segue sob observação e passando por exames laboratoriais.
O diretor técnico do hospital, médico Pedro Augusto, explicou que o homem chegou consciente e com sintomas que também podem estar relacionados ao consumo excessivo de álcool comum.
“No momento que temos de concreto é que o paciente deu entrada na UPA após ter ingerido bebida alcoólica. Segundo relatos, um amigo dele, morador de Afogados da Ingazeira (PE), teria apresentado sintomas semelhantes. O nosso paciente foi atendido com dores abdominais, vômitos e queixas de visão turva. Esses também podem ser sintomas do álcool comum, por isso é necessário aguardar exames de gasometria arterial e laboratoriais para confirmar ou descartar intoxicação por metanol.”
Segundo o médico, o paciente está consciente, orientado e apresenta melhora clínica, mas seguirá em observação até a conclusão dos exames.
A Secretaria de Saúde de Patos reforçou que está acompanhando o caso e que quaisquer novos sintomas ou confirmações serão comunicados oficialmente.

Comentários: