A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF), deflagrou nesta quinta-feira (17) uma operação que resultou na apreensão de 511 unidades de manteiga de garrafa "da terra" falsificada, que estavam sendo comercializadas em supermercados da zona sul de João Pessoa.
A investigação teve início após uma denúncia feita pela empresa detentora da marca original do produto, que suspeitou da adulteração. A partir dessas informações, os agentes conseguiram localizar o distribuidor do alimento fraudulento, que foi conduzido à Central de Polícia para prestar depoimento. Todo o material recolhido foi encaminhado para análise pericial.
Segundo o delegado Ademir Fernandes, titular da DDF, o principal suspeito alegou fornecer a manteiga apenas para uma rede de supermercados da região. No entanto, a polícia não descarta a possibilidade de que o produto tenha sido distribuído para outros estabelecimentos da capital.
Um inquérito foi instaurado para investigar a origem da falsificação, identificar os responsáveis pela produção clandestina e mapear a rede de distribuição. O homem detido foi liberado após prestar esclarecimentos, mas segue respondendo ao inquérito, que poderá resultar em acusações por falsificação de produtos alimentícios, fraude contra o consumidor, sonegação fiscal e crime contra a saúde pública.
A operação conta com o apoio da Secretaria da Fazenda e da Vigilância Sanitária, que também devem adotar medidas administrativas e fiscais contra os envolvidos.
As investigações continuam.
Comentários: